Na moda, as franjas são encontradas em roupas de vários estilos

A gente não está falando de corte de cabelo – as franjas que prometem continuar em alta neste verão são aplicadas em roupas, calçados e acessórios. Os franjados são referências em diversos estilos: a inspiração pode ser folk, étnica, velho-oeste ou melindrosa. Descubra o que é preciso pra aplicar essa tendência em roupas usáveis no cotidiano:

Franjas étnicas: geralmente de couro, linho ou algodão cru, os franjados são comuns em peças inspiradas nos índios norte-americanos, no povo mexicano e em outras etnias. Evite usar franjas em looks inteiramente temáticos. Use uma peça franjada pra deixar com ar étnico um visual básico.

A referência country é imediata quando as franjas são aplicadas na jaqueta. Pra não ficar caricato, equilibre: jeans e camiseta bastam pra compôr o look. Tem que gostar de ousar pra usar franjas no estilo velho-oeste!

Os vestidos tipo "melindrosa" da década de 1920 eram muito delicados e femininos. Em releituras modernas, as melindrosas são mais sensuais. Saias e vestidos com franjinhas leves são ideais para sair à noite.

Faça você mesma: em camisetas de malha, as franjas são feitas do próprio tecido da roupa. Use uma boa tesoura para cortar camadas fininhas da blusa e tenha uma peça exclusiva pra criar looks de verão.

Quem não quer se arriscar demais, pode optar pelas franjas nos acessórios. Os colares de franjas dão um charme extra para aquela camiseta básica.

Antes de se jogar com tudo nessa tendência, muita atenção: roupas com franjas, em geral, aumentam a proporção do local onde o detalhe é aplicado. Franjado no biquíni, por exemplo, aumenta o busto. Já as franjas na lateral da saia ou calça aumentam o quadril.